top of page

A PAIXÃO CENA A CENA

O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Santa Luzia do Norte exerce no público não está apenas na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público diante da ativa mobilidade das cenas. Entre um ato e outro, uma platéia movida pela emoção passada pela boa interpretação dos atores, é transportada, por 2 horas, à época de Cristo e revivendo seus últimos passos aqui na terra. Do Nascimento à Ressurreição, olhos atentos acompanham com paixão o resultado do trabalho de 35 anos, que transformou um sonho na realidade do mais emocionante espetáculo da Paixão de Cristo de Alagoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À CAMINHO DE BELÉM (O NASCIMENTO DE JESUS): Prestes a dar à luz ao Salvador, Maria, junto com seu esposo José está a caminho de Belém.

BATISMO NO JORDÃO: Sentindo o chamado de Deus, aos 30 anos de idade, Jesus vai às margens do rio Jordão para ser batizado por seu primo João Batista.

TENTAÇÃO: Jesus, guiado pelo Espírito Santo, após seu Batismo passando quarenta dias no deserto, é tentado pelo demônio.

SERMÃO DA MONTANHA: Jesus inicia sua vida pública pregando para a multidão, ensina o Pai Nosso, cura um aleijado. Inicia o anúncio de Sua Paixão decidindo seguir para Jerusalém.

ENTRADA EM JERUSALÉM (DOMINGO DE RAMOS): Para cumprir o que estava nas Escrituras, Jesus entra em Jerusalém num burrinho, aclamado pelo povo. Cura um paralítico, acolhe as crianças e perdoa os pecados de Maria Madalena.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O TEMPLO - CONSPIRAÇÃO PARA MATAR JESUS: Tendo naqueles anos o posto de Sumo Sacerdote, Caifás, acompanhado por seu sogro o Sacerdote Anás, reúne conselho supremo do Sinédrio para conspirar a condenação de Jesus à morte. Judas Iscariotes, um dos 12 Apóstolos de Jesus, vende o seu mestre por trinta moedas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMA CEIA: Para celebrar a Sua Páscoa, Jesus reúne os seus discípulos para a Ceia de despedida, lavou-lhes os pés, anunciou a traição de Judas e dando-lhes o pão (o seu corpo) e o vinho (o seu sangue) anuncia-lhes a Sua Paixão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AGONIA NO HORTO: Jesus sofre as angústias sua Paixão e Morte.

TRAIÇÃO DE JUDAS: Judas entrega seu mestre aos guardas do Templo com um beijo.

JESUS DIANTE DE ANÁS E CAIFÁS: Os guardas prendem Jesus no Getsêmani e o leva para ser julgado no Sinédrio.

NEGAÇÃO: Pedro, cercado por seus medos, nega Jesus por três vezes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BACANAL: Conduzindo Jesus, os Sacerdotes invadem a bacanal do Tetrarca da Galileia.

JESUS DIANTE DE HERODES: Os Sacerdotes exigem que o rei interrogue Jesus. Herodes lhe pede um milagre não sendo atendido. O silêncio de Jesus o deixa irritado e manda-o de volta a Pilatos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JESUS DIANTE DE PÔNCIO PILATOS: Pilatos, o Prefeito Romano de Jerusalém, chega ao Pretório a cavalo junto com os cavaleiros romanos e saúda os seus legionários. Incentivada pelos sacerdotes a população tenta invadir a Fortaleza Antônia para pedir a morte de Jesus.

FLAGELAÇÃO: Depois de interrogar e vendo que Jesus não havia cometido crime, Pilatos manda-o à flagelação achando que os Sacerdotes estariam satisfeitos com aquela punição.

CONDENAÇÃO: Pilatos solta Barrabás e lava as mãos do sangue de Jesus, ordenando a condenação do Nazareno a morte na cruz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENCONTRO COM MARIA: Jesus cai com a cruz pela primeira vez, Verônica aproxima-se e enxuga o rosto ensanguentado de Cristo, em sua segunda queda encontra sua mãe.

A AJUDA DO CIRINEU: Caindo pela terceira vez, Jesus e é ajudado até o Calvário por Simão Cireneu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRUCIFICAÇÃO E MORTE DE JESUS NA CRUZ: Chegando ao monte Calvário Jesus é pregado na cruz e colocado entre dois ladrões. É humilhado por seu executores e pelos Sacerdotes. Depois de tanta dor e sofrimento, aproximando-se da hora nona, Jesus entrega Seu Espírito ao Pai e expirou. Com a morte do Filho de Deus uma grande tormenta cai sobre toda a terra e tudo escurece.
A DESCIDA DO CORPO DE JESUS DA CRUZ: Com uma autorização de Pôncio Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos pedem ao Centurião o corpo de Jesus, que é retirado da cruz.

PIETÁ - MATER DOLOROSA: O corpo de Jesus morto é colocado no colo de Sua mãe, que no silêncio das lágrimas chora copiosamente a morte de seu filho.

SEPULTAMENTO DE JESUS: José de Arimatéia possui um túmulo novo próximo ao local do suplício e junto com Nicodemos, seus servos levam o corpo de Jesus para ser sepultado. Maria, Madalena e João acompanham o cortejo de dor.

SUICÍDIO DE JUDAS: Os Sacerdotes estão voltando do monte Calvário jubilosos pela morte de Jesus quando encontram com Judas. Desesperado por sua traição, Judas acusa os líderes do Templo de terem o feito trair com sangue o seu Mestre por trinta moedas. Satanás o atormenta mostrando o caminho da morte por ter entregado o Filho de Deus e com o coração cheio de amargura Judas enforca-se.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESSURREIÇÃO: Após o sepultamento de Jesus, o túmulo é lacrado e, obedecendo uma ordem de Pilatos, alguns soldados romanos montam guarda. Na madrugada do terceiro dia a pedra do sepulcro se move sozinha e com o ocorrido os soldados fogem apavorados. Eis que o grande milagre acontece e Jesus, glorioso, ressurge dos mortos.

AS TRÊS MARIAS: Na manhã do domingo Maria Madalena, Maria Salomé e Maria de Cléofas estão indo ao sepulcro para embalsamar o corpo de Jesus e em respeito a Lei de Moisés não fizeram os rituais fúnebres quando aconteceu a morte, pois era Sabbath (sábado). Chegando lá encontram o sepulcro vazio. Jesus aparece para Madalena e pede para que anuncie a Boa Nova.

ASCENSÃO GLORIOSA DE JESUS AOS CÉUS: Passados quarenta dias após a Sua ressurreição, diante de uma multidão jubilosa, Jesus ascende entre as nuvens do Céu para a Glória do Pai.

REALIZAÇÃO:

IMG_5342.png
Logo Hotsite 012.png

PATROCÍNIO:                                                                                                                                                                                                      APOIO CULTURAL:

WhatsApp Image 2025-03-31 at 18.07_edite

© 2025 Sociedade Teatral Cidade Santa - CNPJ: 23.896.474/0001-69                                                                                                                              criado com Wix.com

bottom of page