
O IDEALIZADOR
Ivanilson Monteiro de Melo nasceu aos 22 de Julho de 1955 em Maceió/AL, filho de José Correia de Melo Maria de Lourdes Monteiro. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Sidrônio Augusto de Santa Maria em Santa Luzia do Norte, sua cidade natal.
Seu primeiro contato e amor pela cultura foi como pastor, no Pastoril de Dona Eulália em Bebedouro – Maceió, depois desempenhou a mesma função já em Santa Luzia no Pastoril da Dona Odília e seu desempenho lhe rendeu grandes amizades.
Concluiu o Ensino Médio no Colégio Crispiniano Portal em Maceió. Em sua adolescência serviu na Marinha Brasileira, após esse período, foi para São Paulo onde morou por vários anos, até adquirir experiência e crescimento profissional, neste mesmo período conheceu Mariana dos Santos que se tornaria sua esposa e mãe de duas de suas filhas. Após o nascimento da primeira filha, retorna à Alagoas para sua cidade natal Santa Luzia do Norte, retoma os estudos formando- se Professor no antigo CEPA. Desenvolveu o lado profissional como professor de Geografia e História na Escola Cenecista aonde também viria a atuar como Vice-Diretor, onde criou e incentivou o Desfile da Garota Cenecista.
Criou a Associação das Mães Carentes de Santa Luzia do Norte onde ajudou a muitas famílias carentes.
Mais tarde seria Coordenador de Cultura na gestão da então Prefeita Iracema Pereira. No segundo mandato da mesma Prefeita começaria a desenvolver o Folclore em nosso Município. Foi o maior incentivador da cultura do nosso Estado e fora dele. Com a criação do Grupo Teatral Espelho da Vida produziu com a ajuda dos amigos do grupo teatral várias montagens como:
Farsa do Poder
Dorotéia
A Psicanagem
Deus nos Acuda
Diário dos Loucos
A Semente Mágica
E o grande espetáculo da Paixão de Cristo
O surgimento da maior montagem do Grupo Teatral Espelho da Vida, a Paixão de Cristo, idealizado por Ivanilson, aconteceu no final da década de 80 após o êxito na apresentação do Auto de Natal. Da encenação que contava o nascimento de Jesus, surge o pioneiro espetáculo da Paixão que, em 35 anos de história já foi assistido milhares de pessoas vindas de vários Estados do Brasil e também de outros países.
Foi fundador do famoso Bloco Carnavalesco Jaraguá, isto lhe rendeu o cargo de Coordenador Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas.
Ivanilson Monteiro de Melo saiu de cena e fechou as cortinas do maior espetáculo da sua vida aos 04 de outubro de 1999 aos 44 anos. Sua última atuação foi na 9ª temporada do Espetáculo a Paixão de Cristo. Deixando cinco filhos Tatiana, Tarcísia, Taciana, Thaysnara e Thalysson e um legado de seguidores da cultura tão bem divulgada e amada por ele.
Na gestão do Ex-Prefeito Dário João de Mendonça Bernardes (In Memorian), foi criada e registrada a Secretaria de Cultura de Santa Luzia do Norte que recebeu o nome de Ivanilson Monteiro de Melo em homenagem e reconhecimento pelo trabalho por ele desenvolvido.
Ivanilson Monteiro de Melo faz parte da história da cultura de Santa Luzia do Norte e do Estado de Alagoas.
Fonte Biográfica: Tatiana Cássia Melo
